Para os demais países compradores, os bloqueios seguem regras específicas, geralmente com suspensões regionalizadas.

Após o registro do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, localizado no município de Montenegro (RS), nesta quinta-feira (15), a China, a União Europeia e a Argentina suspenderam as importações de carne de frango brasileira.
Em entrevista ao g1, o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcel Moreira, explicou que, no caso da China e da União Europeia, o bloqueio atinge todos os estados do Brasil. Segundo ele, a medida está prevista em acordos comerciais que estabelecem suspensão automática das compras em caso de detecção da doença em granjas comerciais.
— Esses acordos multilaterais preveem interrupção imediata das exportações quando há registros de doenças como a influenza aviária em estabelecimentos produtivos — afirmou o secretário.
Para os demais países compradores, os bloqueios seguem regras específicas, geralmente com suspensões regionalizadas. Ou seja, em alguns casos, a proibição se limita à granja onde houve o foco; em outros, abrange o município ou todo o estado.
O Ministério da Agricultura segue monitorando a situação e deve intensificar medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus e minimizar os impactos no setor avícola, um dos mais importantes para a balança comercial do país.
Há acordos regionalizados com Japão, Emirados Árabes, Reino Unido, Filipinas, Arábia Saudita e Argentina.
“Com o Japão, por exemplo, nós temos um acordo por município que negociamos recentemente. Então, obviamente, nós paramos as exportações de Montenegro para lá”, exemplifica.
Moreira explica que o acordo com a Argentina prevê o bloqueio da exportação do que é produzido em um raio de até 10 km do foco da contaminação.
No entanto, o governo argentino publicou uma nota dizendo que suspendeu as importações de frango do Brasil, sem especificar se fará isso apenas dos locais próximos a Montenegro. O Rio Grande do Sul já havia interrompido as vendas de frango para a China em 2024 por causa após a detecção da doença de Newcastle em aves.
Adcionar comentário