Notícias

CBF convoca novas eleições ainda para este mês, veja a data

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá novas eleições no dia 25 de maio, um domingo. A decisão foi tomada por Fernando Sarney, interventor nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro após o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues.

Pleito foi marcado para o dia 25 de maio; chapas devem ser registradas até terça-feira (20)

Sede da CBF no Rio de Janeiro | ReproduçãoSede da CBF no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá novas eleições no dia 25 de maio, um domingo. A decisão foi tomada por Fernando Sarney, interventor nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro após o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues.

O edital oficial do pleito será publicado neste sábado (18), e as chapas terão entre os dias 18 e 20 para se registrar. A eleição vai escolher o presidente da entidade, oito vice-presidentes, além de três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal, para o mandato de 2025 a 2029.

Peso dos votos

A eleição será realizada por meio de Assembleia Geral. Participam do processo:

  • 27 federações estaduais, com peso 3 no voto;
  • 20 clubes da Série A, com peso 2;
  • 20 clubes da Série B, com peso 1.

Essa composição favorece, historicamente, os candidatos com apoio majoritário das federações estaduais.

 

Ednaldo ainda tenta voltar

O ex-presidente Ednaldo Rodrigues segue tentando reverter a decisão judicial que o afastou do cargo. Ele recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deve julgar no dia 28 de maio a legalidade do acordo entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e a CBF, documento que permitiu seu retorno ao cargo anteriormente e que agora está em xeque.

Se a eleição ocorrer no dia 25 como previsto, o resultado será conhecido antes do julgamento do STF, o que pode influenciar o futuro político da entidade.

Bastidores agitados

Nos bastidores, a movimentação por candidaturas já começou. Um grupo com 19 federações estaduais publicou, na quinta-feira (16), um manifesto por renovação e descentralização da CBF. O grupo sinaliza que pretende lançar um nome próprio, sem apoio a Ednaldo.

Sete federações ficaram de fora do manifesto: Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso,  indicando uma possível divisão na disputa.

Entre os nomes cotados para concorrer, estão o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e o advogado Flávio Zveiter, ex-presidente do STJD. Ambos já se colocaram como possíveis candidatos em momentos anteriores de instabilidade na CBF.

A eleição acontece um dia antes da apresentação oficial de Carlo Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira, prometendo movimentar ainda mais os bastidores do futebol nacional.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário