foto Reprodução
O resultado de uma suspeita de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) no Ceará deu negativo nesta quarta-feira, 21 de maio, conforme a Casa Civil do Governo do Estado confirmou ao O POVO às 12h27min.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investigava um caso no município de Salitre, na região do Cariri, a 572,70 km de Fortaleza. Com isso, o Estado é considerado livre da doença.
As amostras foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial em São Paulo e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, acompanhava o caso.
O resultado negativo diz respeito à coleta feita em uma criação de fundo de quintal no município de Salitre. Foram coletadas amostras de sangue, swab de traqueia e cloaca como parte da vigilância ativa para identificar possíveis infecções pelo vírus da Influenza Aviária.
“Os cearenses podem se tranquilizar, pois o Estado continua livre da Influenza Aviária. Lembramos que a Agência já realizou mais de 20 atendimentos em aves silvestres e de criações de subsistência com essa mesma suspeita. Em todas elas realizamos coleta e encaminhamos ao laboratório oficial do Ministério e, em todas, as amostras foram negativas”, acrescentou, em nota, Elmo Aguiar.
Adcionar comentário