Consolidado como um dos maiores circuitos culturais do estado, o evento já concluiu seis etapas regionais e agora se prepara para mais oito, espalhadas por diferentes regiões do Ceará

O 25º Festejo Ceará Junino, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult), avança com força total em sua terceira semana de celebrações. Consolidado como um dos maiores circuitos culturais do estado, o evento já concluiu seis etapas regionais e agora se prepara para mais oito, espalhadas por diferentes regiões do Ceará.
A programação, que valoriza a cultura popular nordestina, reúne quadrilhas juninas, grupos folclóricos, feiras gastronômicas e apresentações musicais, movimentando comunidades e fortalecendo a economia criativa local.
Na última semana, seis quadrilhas garantiram vaga na grande final que ocorrerá de 17 a 20 de julho em Aracati. Entre as campeãs estão: Junina Fogo Jovem (Itapipoca), Sol Nascente (Iguatu), Folia do Sertão (Itatira), Pisa na Fulô (Jaguaruana), Festeja Siará (Quixeré) e Emoção Junina (Nova Russas).
Programação desta semana (02 a 06 de julho):
Baturité (02 e 03 de julho) – A 41ª edição do festival acontece na Quadra General Mário Ramos, com destaque para a quadrilha da diversidade Fogueira da Paixão, apresentações infantis e grupos como Amor Serrano, Flor do Caju e Junina Sensação Nordestina. A quinta-feira traz ainda o forró com trio pé de serra e quadrilhas como Luar do Sertão, Beija Flor do Sertão e Cajuartes.
Fortaleza – Areninha do Pirambu (04 e 05 de julho) – O festival “Chico da Silva: O Pirambu Pintado nas Cores do Sertão” reúne quadrilhas como Flor do Luar, Arrastapé dos Caipiras, Ceará Junino e Quilombola Afrojunina. A programação inclui também grupos infantis e apresentações de bairros vizinhos.
Itarema (04 e 05 de julho) – No Ginásio João Damasceno Rios, o III Fest Itarema Junino traz feira de artesanato, coco de roda e quadrilhas como Coração da Terra, Jacarecoara, Primavera Candieiro e Império Junino. No sábado, o destaque é o grupo de coco da Lagoa Mestre Moisés.
Aquiraz (04 e 05 de julho) – O IV Festival Regional da Associamigos acontece na EMEF Plácido Castelo, com quadrilhas como Arraiá do Rebuliço, Brilho do Ceará, Luar das Dunas e Amor Cearense. No sábado, entram em cena grupos como Nova Emoção, Filhos da Roça e Asa Branca do Sertão.
Fortaleza – Bairro Ellery (04 e 05 de julho) – O 29º Festival do Bairro Ellery, com o tema “Elas no São João”, será realizado na Praça Manoel Dias Macedo. A programação inclui quadrilhas infantis e adultas como Estrela do São João, São João da Paz, Sol do Sertão e Paixão Nordestina.
Pindoretama (05 e 06 de julho) – No Ginásio Waldemar Alcântara, o Festival Pindorecana apresenta quadrilhas como Fogueira da Paixão, Fiapo de Trapo, Brilho do Girassol e Chapéu de Couro. A programação também contempla grupos infantis e da agricultura familiar.
Croatá (05 e 06 de julho) – O Croatá Junino 2025 acontece na Escola Flávio Rodrigues, com apresentações de quadrilhas como Encanto Junino, Brilho da Serra, Luar da Serra e Arraiá do Luar. No domingo, o destaque é a quadrilha infantil Vozes do Alto e a tradicional Guaradrilha.
Juazeiro do Norte (05 e 06 de julho) – O II São João do Interior será realizado na Rua Senhor do Bonfim, com quadrilhas como Rochedo dos Matutinos, Luar do Cariri, Nação Nordestina e Junina Enluar. A programação inclui ainda grupos infantis e apresentações de idosos.
Com entrada gratuita e apoio institucional, o Festejo Ceará Junino segue como um dos maiores palcos de valorização da cultura nordestina. A programação completa pode ser acompanhada nos canais oficiais da [Secult Ceará](https://www.ceara.gov.br/2025/07/02/festejo-ceara-junino-segue-com-programacao-intensa-com-mais-oito-etapas-regionais/) e do perfil @saojoao.ceara.
Adcionar comentário