Metade das oportunidades é para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo
Por Extra — Rio de Janeiro
10/07/2025 05h01 Atualizado agora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/7/l/QBkS5MSfqOt9XXToIHYA/100313954-estudantes-que-contrataram-o-financiamento-estudantil-fies-na-caixa-economica-federal-pode.jpg)
As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estarão abertas entre 14 e 18 de junho. Elas são gratuitas e acontecerão pelo Portal Acesso Único. Veja, abaixo, alguns requisitos:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010;
- Ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos;
- Não ter zerado a prova de redação;
- Ter renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554).
O Fies é um programa do MEC para conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. Para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759) e inscritos no CadÚnico (que ficam com 50% das vagas), a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Somente neste ano, são 112 vagas oferecidas no programa. Para as vagas do segundo semestre, mais uma vez, a classificação dos candidatos será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Ela respeitará a seguinte ordem de priorização:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino superior. O resultado será divulgado no dia 29 de julho, e os escolhidos deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
Quem não estiver nesta chamada, no entanto, fará parte de uma lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas. A pré-seleção ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.
Adcionar comentário