
O Dia dos Pais promete ser um dos momentos mais aquecidos do ano para o setor de bares e restaurantes do Ceará. Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) aponta que 84% dos empresários esperam crescimento no faturamento em relação à mesma data de 2024, enquanto 13% projetam estabilidade e apenas 3% estimam queda.
A expectativa é de ganhos distribuídos de forma variada: 19% dos estabelecimentos acreditam em aumento de até 5%; 28% projetam crescimento entre 6% e 10%; 22% preveem alta entre 11% e 20%; 12% estimam incremento de 21% a 30%; e 3% apostam em resultados acima de 30%.
Segundo o presidente da Abrasel-CE, Taiene Righetto, a data chega como fôlego extra para um segmento que ainda enfrenta desafios no pós-pandemia e em meio à pressão inflacionária. “O Dia dos Pais é sempre uma data animadora para o nosso setor, e este ano 84% dos empresários esperam aumento no faturamento. Esse alívio chega em boa hora, já que quase metade dos bares e restaurantes do Ceará ainda operam no prejuízo, e quase 90% não estão conseguindo repassar toda a inflação para os cardápios”, afirma.
Em junho, 57% das empresas registraram lucro, 34% operaram em estabilidade e 9% tiveram prejuízo. Apesar do cenário de otimismo para agosto, a recomposição de margens segue comprometida: 28% dos estabelecimentos não reajustaram preços nos últimos 12 meses; 61% promoveram aumentos iguais ou abaixo da inflação; e apenas 11% conseguiram repassar valores acima da variação de custos.
Para a Abrasel, a dificuldade em ajustar preços reflete um comportamento cauteloso dos empresários, que evitam onerar o consumidor em um ambiente de renda apertada. Isso, no entanto, pressiona a rentabilidade, especialmente diante do aumento de insumos e encargos.
Com o Dia dos Pais consolidado como uma das principais datas para o setor de alimentação fora do lar, a expectativa é de salões cheios e forte movimento em bares, restaurantes e estabelecimentos de gastronomia.
Adcionar comentário