Iniciada a campanha de ações de prevenção e detecção do tracoma em nossas creches municipais. Todas as escolas com a faixa etária de atenção e ensino serão visitadas pelas equipes da saúde.
O tracoma é uma infecção ocular causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, transmitida principalmente pelo contato direto com secreções dos olhos ou do nariz de pessoas infectadas, ou indiretamente por objetos contaminados, como toalhas e lenços.
Ele atinge principalmente crianças em idade escolar e, se não tratado, pode causar inflamação crônica da conjuntiva, cicatrizes e até cegueira irreversível. Os sintomas mais comuns incluem: Vermelhidão nos olhos, Irritação ou coceira, Sensibilidade à luz, Secreção ocular, entre outros.
A prevenção envolve bons hábitos de higiene, como lavar o rosto regularmente, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e manter o ambiente limpo. O tratamento é feito com antibióticos, geralmente de forma simples e eficaz, especialmente quando identificado precocemente.
Ação realizada por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE) e Secretaria Municipal de Políticas para a Educação. Essa iniciativa é fundamental para proteger a visão das crianças, evitar complicações e promover hábitos de higiene que reduzem a transmissão, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a comunidade escolar.
Adcionar comentário