
A ida a shows tem sido a causa do endividamento de pelo menos cerca de 24% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box. Cerca de 36% dos brasileiros possuem gastos de mais de R$ 1.000, incluindo hospedagem, transporte e alimentação.
Esses gastos podem ter relação com a proximidade e identificação. Conforme a pesquisa, 38% não se importam em pagar caro por um ingresso de artistas que são fãs.
Fãs também se organizam
Entre as tentativas de diluição dos gastos com eventos do tipo, 36% escolhem o parcelamento e 45% das compras são realizadas via cartão de crédito, em parcelas sem juros. O Pix aparece pouco atrás, com 38%.
Dificuldades em frequentar shows
Quase metade dos brasileiros aponta o valor dos ingressos como a principal barreira. A pesquisa também aponta que a distância aparece em segundo lugar, 19%, seguida pela falta de tempo, 17%.
Como evitar dívidas
Para não deixar de viver experiência únicas, os especialistas financeiros reforçam a importância de organização e planejamento:
“Os festivais de música são experiências únicas, mas também exigem planejamento financeiro. Organizar o orçamento, reservar recursos com antecedência e avaliar formas de pagamento são passos essenciais para aproveitar o evento sem transformar o prazer em dívida”, ressalta Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.
Adcionar comentário